Sessão Solene homenageia os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil

Em comemoração aos 60 anos da regulamentação do profissional de Psicologia no Brasil, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou sessão solene na manhã desta quinta-feira (18) no Plenário Deputado Waldemar Macêdo. Entre os participantes estavam os deputados estaduais Fábio Novo (PT), autor do requerimento, Francisco Limma (PT) e Teresa Britto (PV). A deputada federal Rejane Dias (PT), em carta lida por Fábio Novo, salientou que a Psicologia tem evoluído, produzido muito conhecimento ao longo dos anos para enfrentar os desafios que os cidadãos e a sociedade têm enfrentado. Ela disse que a ação desses profissionais ficou mais evidente durante a pandemia da Covid-19, quando se ampliou a incidência de transtornos.

Fábio Novo, também usando como exemplo o período pandêmico, destacou a importância da saúde mental e disse que a “volta à normalidade só será possível com políticas públicas tanto no âmbito federal quanto estadual e também municipal. Essas políticas devem ser fortalecidas. Fortalecer a psicologia, sem sombra de dúvidas, é fortalecer também a nossa sociedade”. Teresa Britto, que tem formação como psicóloga, afirmou que a área é uma das mais belas, pois tem “o poder de compreender, ouvir, ver, sem condenar, de trabalhar os conflitos para tentar equilibrar”. Para a parlamentar, é importante haver lutas para que haja mais psicólogos nos hospitais e na educação e que a Assembleia está de portas abertas para debater ideias e desenvolver projetos.

O deputado Francisco Limma afirmou que vivemos um período em que as profissões que compreendem a subjetividade humana estão cada vez mais fortes e são cada vez mais necessárias. O parlamentar defendeu que o mundo vive um momento que merece muitas reflexões, e uma delas é que as questões materiais não são mais o centro de importância para a vida, e sim o ser humano como um todo. Em discurso, a psicóloga Juliana Maia, presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-PI), comentou sobre o histórico da profissão no Estado, ressaltando fatos como a implantação de cursos de graduação e o aumento do número de psicólogos em atividade.

“Na medida em que a profissão ganhou espaço houve também uma descentralização dos cursos de graduação. Porém há a oferta de apenas dois cursos em instituições públicas no Estado”, contextualizou.  A presidente destacou a importância do CRP nos debates sobre conquistas profissionais. “O Conselho se engaja nas lutas por melhorias para a categoria como a situação da carga horária no Estado. Estamos em busca de outras demandas como o piso salarial e a luta por espaço nos concursos públicos. O Poder Legislativo tem sido um importante aliado nas lutas da Psicologia”, disse.

A professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Anna Carolina Lo Bianco, vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), afirmou que a entidade reafirma o compromisso com a atividade da Psicologia no Piauí. “Há um compromisso do CFP com os demais conselhos e também a serviço da Justiça Social”, pontuou.  A representante do Conselho Federal analisou ainda o protagonismo da Psicologia na luta antimanicomial no Brasil e em importantes políticas públicas na área da saúde.

O presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH) Ítalo Rodrigues, que na ocasião representou a governadora do Estado Regina Sousa, salientou a relevância do trabalho dos psicólogos durante a pandemia da Covid-19 e destacou que o governo do Piauí reconhece e valoriza o trabalho dos profissionais da Psicologia.  Ainda durante a sessão, os deputados Fábio Novo (PT) e Teresa Britto (PV) foram agraciados com uma medalha comemorativa pelo apoio na defesa dos interesses da categoria. A entidade também agraciou outros profissionais da classe.

Apresentação cultural

Ao final da sessão solene, aconteceu a apresentação cultural “Majestosas do Sertão”, realizada pelo Grupo Superação que trabalha com mulheres em situação de vulnerabilidade em Teresina.  “Essa apresentação tem como objetivo enaltecer e valorizar a cultura nordestina, além de oferecer às mulheres atendidas mais conhecimento sobre a cultura. Além da dança, no grupo Superação as mulheres atendidas também fazem trabalhos de bordado, pintura e outras formas de arte”, explicou Leda Frota, facilitadora do Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos dos grupos pela Fundação Padre Antônio Dante Civiero (FUNACI).

FUNACI é uma instituição sem fins lucrativos e com a proposta de prestar serviços sociais para comunidades carentes.

Também participaram da Sessão Solene Jamylle Alencar, Conselheira Federal da OAB-PI, Ariana Sousa, gerente do Centro de Valorização para População em Situação de Rua, Claudia Aline, presidente da comissão de Tanatologia do Conselho Regional de Psicologia do Piauí, Rodrigo Amorim, presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-14), Monise Gomes Serpa, psicóloga, e Samuel Rêgo, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí.